Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física da EE Zuleika de Barros

quinta-feira, 15 de março de 2012

Questões sobre propagação do calor

1- Quais as maneiras do calor se propagar? Explique cada uma delas e dê exemplos.
2- Por que os aparelhos de refrigeração do ar ficam no alto das salas?
3- Explique a formação das brisas marítimas pela manhã e ao entardecer.
4- Fale sobre o efeito estufa e o aquecimento global do  nosso planeta.
5- Explique o funcionamento da garrafa térmica a partir de suas partes e dos materiais que a compõe, indicando suas funções para impedir as trocas de calor com o ambiente.
6- O que são correntes de convecção? Dê exemplos.
7- Por que o interior dos automóveis esquenta tanto quando ficam expostos ao sol?
8- Como o calor do sol chega até nós?
9- Por que muitos planetas diferentemente da Terra são tão frios?
10- Quais as unidades de medida utilizadas para medir a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo?

58 comentários:

  1. Questão 2:
    2)Existem duas correntes de ar,ar quente e ar frio.No caso do refrigerador,ficar na parte superior das salas faz com que o ar quente que está embaixo(pelo fato de ser menos denso)suba e o ar frio que está em cima(por ser mais denso)desce.Formando assim as convecções.
    Como o professor ja havia explicado em aula,o mesmo acontece com o congelador,pois ficando na parte de cima,faz com que os alimentos que estão na parte debaixo da geladeira esfrie....


    Isabelle Mata 2ºD Nº13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Isabele! Vamos às próximas questões.

      Excluir
    2. OBS:Isabelle - O ar refrigerado por contato com o aparelho (ar frio) desce iniciando o movimento de convecção.O ar frio desce naturalmente por ser mais denso e o ar quente sobe naturalmente por ser menos denso.

      Excluir
    3. Profº não entendi.Mas não foi isso que eu respondi?

      Isabelle Mata Rodrigues 2ºD

      Excluir
    4. Oi Isabelle. Você respondeu que o fato do congelador ficar no alto faz o ar quente subir. Mas é o contrário. O fato do ar quente subir, naturalmente, faz com que coloquemos o aparelho no alto para receber esse ar e refriá-lo.
      Percebe a diferença entre o que é causa e o que consequência?
      Escreva sobre as outras questões e tente deixar suas ideias bem claras, ok!

      Excluir
    5. Profº,desculpe a demora,mas mesmo assim obrigada pela a o observação.Agora está tudo bem claro pra mim!
      Obrigada..

      Excluir
  2. Questão 1:
    Existem 3 maneiras do calor se propagar: a condução, que se propaga pelo contato com o material que produz calor, ex. Panela com contato do fogo que existe nas "bocas" do fogão; a convecção, que se propaga por correntes de convecção, ex. ar quente e frio e a radiação, que são ondas eletromagnéticas vindas do sol, criando calor.

    Jéssica Santos de Almeida, nº24 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Jéssica, os processos são esses. No exemplo da condução, quem é o material que produz calor? Só existem as radiações de calor vindas do sol?

      Excluir
    2. O material que produz calor seria o fogo, que vem do fogão;
      Não existem mais radiações além das vindas do sol.

      Excluir
    3. A água do fundo da panela não está em contato direto com o fogo mas também recebe calor por condução. Então há necessidade de reescrever sua definição de transferência de calor por condução.
      A Terra também irradia calor e é essa radiação que é bloqueada pelos gases do efeito estufa da atmosfera.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Questao 2:
    Para que o ar quente suba, e o ar frio desça, assim deixando a sala ou o refrigerador frios.

    Questão 3:
    O sol manda sua energia à Terra, a água é um material que "guarda" calor, e a areia ela esquenta e esfria conforme a temperatura que lhe é enviada; Sendo assim, quando a areia está quente no periodo de manha, e no meio da tarde, a água esta numa temperatura estável; quando o sol se abaixa a areia esfria e o mar fica quente. O ar quente durante a manha vem da areia, o ar frio do mar, e no atardecer é o contrário.


    Jéssica Santos de Almeida, nº24 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na questão 3 você escreveu: a areia esquenta e esfria conforme a temperatura enviada. Como os cientistas reescreveriam essa frase?

      Excluir
  5. Questão 4-
    Efeito estufa é um fenomeno natural pelo qual a energia solar é acumulada na superficie e na atmosfera terrestre, aumentando assim a temperatura do planeta.
    O aquecimento global, se dá por conta do efeito estufa que por causa de gases acumulados na atmosfera a energia solar não consegue ultrapassar esses gases que fazem um tipo de barreira, e assim ficam acumulados na Terra fazendo com que ocorram fenomenos anormais, como o descongelamento das geleiras, e mudanças bruscas de temperatura.

    Questão 5-
    A finalidade da garrafa termica é mater a temperatura do seu conteudo. É formada por uma parede dupla de vidro espelhado, onde no meio tem um vácuo, essa parede impede que a temperatura de dentro "saia" e a de fora "entre", ou seja, o vidro espelhado, faz com que a temperatura de fora bata e não entre na garrafa, o que acontece com a temperatura de dentro da garrafa, ela bate no vidro espelhado e não consegue sair. O vácuo existe para que não haja nenhuma possibilidade, quando é claro a garrafa estiver devidamente fechada, do conteudo estabilizar-se com a temperatura ambiente.

    Questão 6-
    Correntes de convecção é a movimentação do ar quente e frio, que se misturam quando precisam ficar na mesma temperatura.

    Quaestão 7- Porque os vidros deixam
    entrar a luz que é absorvida pelos objetos internos e por isso sofrem uma elevação de temperatura.

    Questão 8-
    Chega por ondas eletromagnéticas, que absorvidas por um outro corpo transforma-se em energia térmica, ou seja, trasforma em calor.

    Questão 9-
    Porque não teem corpos que absorvem energia solar (ondas eletromagnéticas), sendo assim não conseguem energia térmica para deixarem o planeta quente.

    Questão 10-
    As unidades de medida sõa J - joules ou cal - calorias, mas calorias não é utilizado em laboratórios.

    Jéssica Santos de Almeida, nº24 2ºA

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Jéssica! Está acompanhando e entendendo bem os temas discutidos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. 1
    São trés tipos : Condução, convecção e radiação.
    Condução: é o processo de propagação de calor no qual a energia térmica passa de partícula para partícula de um meio. exemplo:
    quando mexemos a comida com uma colher de metal, mesmo com o cabo distante da fonte do calor, sentimos cada vez mais rápido a colher esquentar,isso porque o metal é uma fonte de propagação de calor. Por isso que cozinheiras usam a colher de madeira, por não ser um material propenso a passagem do calor.
    Convecção : é o processo de propagação de calor no qual a energia térmica muda de local,acompanhando o deslocamento do próprio material aquecido.
    exemplo:
    A geladeira refrigera seus alimentos usando a convecção do ar. Isso acontece pela movimentação das partículas que se aquecem em contato com o alimento, se expande, sobe até o congelador, onde é resfriado e volta a descer.
    Por ultimo a radiação: é o processo de propagação de energia na forma de ondas eletromagnéticas. Ao serem absorvidas, parte dessas ondas se transforma em energia térmica.
    exemplo : Como a terra é aquecida, pelo sol, se não esta em contato com ele, e o vácuo na atmosfera não permite movimento de partículas ? Isso acontece por ondas infravermelhas, chamadas ondas de calor, que enraiam a terra.
    Nome: Juliana Lira 2°D

    ResponderExcluir
  8. 1- Há três maneiras do calor se propagar , sendo elas:

    -CONDUÇÃO:Que é o processo de transmissão de calor .Esse processo de transmição de calor ocorre principalmente em materiais sólidos e especialmente nos METAIS,pois são bons condutores de energia.

    -CONVECÇÃO:é o processo de calor feito por meio de transporte da matéria de uma região para outra .Ou seja,consideremos um recipiente contendo água e coloca-lá sobre o fogo.A água recebe calor que o fogo emite e assim aquecendo a parte inferior da água.

    -RADIAÇÃO:que não necessita de material para acontecer ,pois seu calor se propaga atravás de ondas eletromagnéticas e é considerado a principal maneira de transmissão de calor pois sem ela o Sol não chegaria até nós.

    2-
    Pra que o ar quente suba,o ar frio desce e assim fazendo com que resfrie o lugar.

    4-
    O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e tem preocupado a humanidade cada vez mais.E acredita-se que ocorre devido o uso de combustiveís fosséis e outros gases do tipo que foram se acumulando na atmosfera e causando o efeito estufa que é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

    6-
    Correntes de convecção é o movimento entre ar quente e ar frio quando têm que chegar na mesma temperatura.

    8-
    O calor do sol chega em forma de radiação solar ,por ondas eletromagnáticas que chegando em nossos corpos é transformado em energia térmica.



    Tatiane Sousa n°32 2°D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane,as ideias estão boas.

      O começo da questão 1 eu reescreveria da seguinte forma:
      Condução: é um dos três processos de transmissão de calor. (a palavra se escreve transmissão e não transmição)
      A explicação da convecção está incompleta: o que acontece com a parte inferior da água depois de aquecida?

      Questão 2: Não é pra que o ar quente suba e sim, porque o ar quente sobe e ele precisa entrar em contato com o aparelho para ser resfriado.

      A questão 4 está bem respondida com um detalhe não acredita-se mas sabe-se exatamente quais são os gases responsáveis pelo efeito estufa.

      Questão 6: Qual é o sentido do ar frio e do ar quente nesse movimento? Esse movimento acontece para se chegar a uma mesma temperatura e não quando tem que chegar na mesma temperatura.

      Excluir
  9. 1- O calor se propaga de três formas diferentes, elas são: por condução(contato com o corpo que está produzindo calor, por exemplo, uma barra de ferro em contato com o fogo), convecção(a energia térmica muda de local, conforme o material é aquecido ou resfriado, por exemplo, uma geladeira) e por radiação(o calor é propagado em forma de ondas eletromagnéticas que se transformam em energia térmica).

    Pedro Henrique 2ºD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o contato precisa ser necessariamente com um corpo que está produzindo calor, como o fogo?

      Na convecção dizemos o meio material (ar, água). No caso da geladeira o meio material aquecido ou resfriado é o ar que está dentro da geladeira.

      Qual a grande diferença entre a radiação e os outros dois processos?

      Excluir
    2. Não professor, o contato pode ser com um objeto mais quente, por exemplo quando esquentamos água em uma panela no fogão, a panela recebe o calor diretamente, mas a água aumenta de temperatura porque a panela esta com uma temperatura mais alta que a sua, buscando assim o equilíbrio térmico.

      A diferença entre a transmissão de calor por radiação é que ela pode transmitir calor no vácuo, pois não necessita do meio material porque é uma onda eletromagnética.

      Excluir
    3. Ok, Pedro. Todo corpo de maior temperatura é uma fonte de calor no processo de condução, mesmo que não esteja produzindo reações de liberação de calor como o fogo, o corpo humano ou o Sol.

      A diferença fundamental do processo de radiação para os demais é essa mesma!

      Excluir
  10. 2- Porque o ar frio tende a descer, enquanto que o ar quente tende a subir, criando assim uma transmissão de calor por convecção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceria se o aparelho de refrigeração fosse colocado na parte inferior da sala?

      Excluir
    2. não refrigeraria a sala, pois, como o aparelho de refrigerar libera o ar ''frio'' que é mais denso ele fica aonde está (embaixo) e o ar quente menos denso, na parte superior, fazendo com que a turma morresse de calor. E haja CC!! rsrsr

      Excluir
  11. 3- A areia absorve e retem calor com facilidade, e a água demora para esquentar e esfriar, por isso, durante a dia a areia absorve calor do Sol, esse calor sobe, o que faz com que o ar frio da água se desloque para onde estava o ar quente, ao entardecer esse processo se inverte, a água já absorveu bastante calor, e então o libera, o ar quente da água que se desloca para cima, fazendo com que o ar frio emanado da areia ocupe o seu lugar.

    ResponderExcluir
  12. 4- É chamado de efeito estufa quando gases impedem a dispersão dos raios solares na Terra, assim aumentando a temperatura da Terra. Por causa do efeito estufa, existe o que chamamos de aquecimento global, que é quando os raios solares não conseguem sair da Terra por causa dos gases na atmosfera que os "bloqueia". O aquecimento global traz vários males para a Terra como por exemplo o descongelamento das calotas polares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Mas o efeito estufa é muito benéfico para o planeta, você saberia explicar por quê?

      Excluir
    2. Sim, graças ao efeito estufa temos estabilidade térmica na Terra, pois sem ele para prender a radiação solar no planeta a a variação de temperatura na Terra seria muito grande do dia para a noite, impossibilitando assim a vida no planeta.

      Excluir
    3. É isso! A inexistência de atmosfera e do efeito estufa nos demais planetas é um dos motivos de não ser possível existir vida neles.

      Excluir
  13. A garrafa térmica isola termicamente o seu conteudo para que ele permaneça em sua temperatura pelo maior tempo possível. A garrafa térmica possui em seu interior uma dupla parede de vidro espelhado, como o vidro é mau condutor térmico a troca de calor por condução é prejudica a troca de calor por condução, o vidro é espelhado para que o calor transmitido por radiação seja refletido de volta. Existe entre as paredes internas de vidro uma região de vácuo, que ajuda a evitar a transmissão do calor. Para evitar que o calor seja transmitido por convecção, a garrafa é fechada para que as massas fluidas internas não saiam do sistema.

    Pedro Henrique 2ºD nº30

    ResponderExcluir
  14. 6- Quando um fluido(gás,vapor ou liquido) se aquece ele vai para cima, e quando o que esta em cima se resfria ele vai para baixo. Em um ambiente fechado esse processo se repete e cria o que chamamos de corrente de convecção. Um exemplo disso é quando esquentamos água em uma panela.

    Pedro Henrique 2ºD nº30

    ResponderExcluir
  15. 7- Porque a radiação solar, que não necessita de um meio material para ser transmitida, passa através dos vidros em forma de ondas eletromagnéticas que quanto atingem o estofamento do carro são transformadas em energia térmica, que não consegue sair por causa dos vidros do carro que são maus condutores térmicos.

    Pedro Henrique 2ºD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo! Os vidros nesse caso não permitem a passagem dos raios de infravermelhos (de calor) emitidos pelos corpos e as partes internas de dentro do carro, refletindo-os de volta.

      Excluir
  16. 8- Atraves de ondas eletromagnéticas, que quando são absorvidas por um corpo transformam-se em energia térmica.

    ResponderExcluir
  17. 9- Porque estão mais distantes do que a Terra de uma grande fonte de calor(Sol), por isso as ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol não chegam neles ou chegam com menos intensidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso, tem a questão da atmosfera e do efeito estufa que já discutimos em outro item.

      Excluir
  18. O SI utiliza o joule(J), mas também podem ser utilizadas calorias(cal).

    joule = Newton x metro
    caloria= 1cal= 4,18J

    ResponderExcluir
  19. 1-:Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais.

    2- *GRANDEZAS FISICAS: são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.
    *UNIDADE DE MEDIDA: é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.
    3:Comprimento - metro - m , Massa - quilograma - kg
    Tempo - segundo - s ºC,ºF,K calorias (cal), joules (J)
    exemplo: tempo 1 minuto=60 segundos
    4m = 240s isso porque 4 vezes 60.
    4:SÃO 7 AS unidades basicas:
    comprimento-metro-m ,massa-quilograma-q... ,area m²,volume m³...



    Mauricio Eleuterio 2ªD ZIKA MEMO


    OBS: só da pa fazer isso e nakelas pq ta tenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, digite suas respostas no lugar certo na postagem: Questões sobre Física Básica. Antes dê uma lida nos comentários e melhore suas respostas, ok?

      Excluir
  20. 2- Por que os aparelhos de refrigeração do ar ficam no alto das salas?

    O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável. Mas por que ele sempre é colocado na parte superior do ambiente? Jacqueline Rodrigues Da silva 2ª D Nº12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Jacqueline você escreveu tão bem mas finalizou devolvendo a pergunta. Leia os comentários acima dos outros alunos pois essa questão já foi bem respondida anteriormente. Aí complete a sua resposta, ok?

      Excluir
  21. 2- Para haver circulação de ar. O ar quente é menos denso do que o ar frio. por isso posiciona-se o ar condicionado em cima.
    3- A areia esquenta mais rápido e esfria também já a aguá demora para esquentar mais demora também para esfriar, isso gera as brisas maritimas.
    4-O aquecimento global é como se fosse um desregulador do planeta terra, pois ele trás efeitos inversos ao clima.Onde deveria ser frio faz calor, onde deveria estar calor faz frio, aumenta a temperatura e isso faz com que geleiras se derretam, animais percam abrigo e assim vai. O efeito estufa é a energia do sol acumulada na atmosfera terrestre assim causando o aquecimento do planeta.
    5- Inventado por James dewar ( 1842 - 1923 ) A garrafa térmica é uma garrafa de vidro com paredes duplas.O ar existente nessa garrafa foi retirado e a garrafa foi lacrada. Para evitar que o a luz atinja o liquido e provocasse o resfriamento, espelhou-se as paredes da garrafa evitando assim que ondas de calor, entrassem ou saísse dela.
    6- é o processo de propagação do calor no qual a energia térmica muda de local. Ex: Ar condicionado, refrigeradores etc.
    7-Porque os vidros permitem entrar a luz ( calor) que é absorvida pelos objetos internos e por isso sofrem uma elevação de temperatura.
    8- Por meio de radiação
    9- Pela distancia dos outros planetas do sol, onde a radiação dos raios solares não alcançam com tanta facilidade ou são muito distantes. E pelo efeito estufa no qual a terra sofre.
    10- J - joules
    Cal - calorias
    NOME: JULIANA LIRA 2°D N:15

    ResponderExcluir
  22. 1-) Condução: É a transmissão do calor de molécula para molécula de um determinado corpo. Ex.: Uma barra de ferro em que uma de suas extremidades é exposta ao fogo e após algum tempo o calor atinge a outra extremidade. É um exemplo de propagação do calor por condução.
    Convecção: É a transmissão do calor através de correntes de fluidos aquecidos que sobem e correntes resfriadas de fluidos que descem. Essa forma de propagação ocorre em fluidos, isto é, líquidos ou gases. Quando uma panela d’água é colocada no fogo, a porção de água mais próxima do fundo aquece primeiro que a de cima. Isso faz com que essa porção se movimente em direção à superfície ao passo que a porção mais resfriada movimente-se até o fundo da panela, formando correntes convectivas. Esse tipo de fenômeno é responsável por exemplo pela propagação do fogo em sinistros florestais, onde o ar aquecido sobe levando fagulhas e após resfriar-se desce levando fagulhas acesas para lugares distantes, gerando novos focos de incêndio.
    Irradiação: É a maneira como o calor se propaga no vácuo. É desta forma por exemplo, que o ar se propaga do filamento de uma lâmpada, para o vidro que a envolve. Outro bom exemplo, é o da propagação do calor do sol para a atmosfera terrestre.

    2-) A Transferência de Calor por convecção.Na troca de calor o ar FRIO desce, enquanto o ar quente SOBE.
    .Se você colocar um ar condicionado na parte de baixo, o ar frio vai continuar ali embaixo parado até não poder mais ser resfriado, enquanto o ar quente vai estacionar na parte de cima, sem condições de ser resfriado.Já no caso da instalação na parte de cima você terá uma troca de calor constante, a todo momento. Uma circulação do ar. Enquanto o ar quente sobe, o frio vai descendo, quando chega um novo ar quente na parte de cima esse é resfriado pelo ar condicionado e desce, levantando o ar quente que novamente é resfriado.

    Nome:Renata Nascimento 2ºB Nº27

    ResponderExcluir
  23. 3-)Junto à costa começa frequentemente a fazer-se sentir, no fim da manhã, um vento vindo do mar, que atinge o máximo no princípio da tarde e desaparece ao anoitecer. Este vento é mais forte nos dias quentes, mas pode ser mais fraco quando o céu está nublado.O movimento do ar é a diferença de aquecimento entre as superficies da terra e do mar .

    4-)Efeito estufa é o fenômeno climático que tem contribuído com o aumento da temperatura no globo terrestre, nas últimas décadas. Ou seja A emissão descontrolada de gases poluentes.Caso o homem não tome nenhuma medida para evitar estas mudanças climáticas, o meio ambiente pode apresentar uma série de problemas com consequências desastrosas para a vida em nosso planeta.Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:Desertificação, derretimento das geleiras dos pólos do planeta,migrações em massa de pessoas,problemas na agricultura,epidemias e desastres ambientais .

    5-)Garrafa térmica ou vaso de Dewar é um aparelho com o objetivo de conservar a temperatura do seu conteúdo, no maior intervalo de tempo possível,para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.
    Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.Tampa:Isola a garrafa de possíveis correntes de convecção; Vácuo:evita trocas de calor por condução;Paredes espelhadas:evitam trocas de calor por radiação.

    6-)Convecção é o tipo de transmissão de energia térmica em que essa energia é transmitida por massas fluidas que se deslocam de uma região para outra em virtude da diferença de densidade dos fluidos existentes nessas regiões.Ex: A formação de ventos, a circulação de ar no interior da geladeira e condicionadores de ar e outros.

    Nome:Renata Nascimento Nº27 2ºB

    ResponderExcluir
  24. 7-)O carro funciona como se fosse uma estufa.Os vidros deixam passar a luz,que é absorvida pelo estofamento e se transformam em calor.Os vidros no entanto,é ''impermeável" ao calor.O calor não consegue sair e a temperatura aumenta dentro do carro.

    8-)O calor que recebemos do Sol chega até nós por irradiação térmica, uma vez que entre o Sol e a Terra existe vácuo.Todos os corpos aquecidos emitem radiações térmicas que, ao serem absorvidas por um outro corpo, provocam, nele, uma elevação de temperatura.

    9-)Não possui corpos que possam absorver energia solar ou seja ondas electromagnéticas ,com isso não possui energia térmica para que possa deixar o planeta quente.

    10-) As unidades de medida são J - joules ou cal - calorias

    ResponderExcluir
  25. 9- Por que muitos planetas diferentemente da Terra são tão frios?

    pois a terra,mercurio e venus e q fica mais proximo do sol é os que recebem mais calor.Já os outros q ficam mais longe do sol é muito frio por exemplo o urano

    ResponderExcluir