Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física da EE Zuleika de Barros

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Questionário de Acústica



  1. O que é som? Como ele é produzido?
  2. O que é infrassom e ultrassom? Dê exemplos.
  3. Como o morcego percebe os objetos do ambiente e o que é sonar?
  4. Quais as propriedades do som? Como elas podem ser medidas?
  5. Como podemos classificar os instrumentos musicais? Dê exemplos.
  6. Como expressamos as durações do som e dos silêncios na música? Dê exemplos.
  7. Como escrevemos as alturas dos sons na música? Dê exemplos.
  8. Como o som se propaga? O que é uma onda longitudinal?
  9. Por que vemos o relâmpago antes de ouvirmos o trovão de um raio? Como podemos calcular a quantos quilômetros caiu um raio?
  10. A velocidade do som é maior no ar ou na água? Por quê?

6 comentários:

  1. Caros alunos, aí vão algumas questões para serem respondidas e construirmos algum conhecimento sobre Acústica e Música. Postem suas respostas e escrevam o nome e a classe no final.

    ResponderExcluir
  2. 1-Som é uma sombra longitudinal que se propaga num meio material.Produzido por vibraçoes de um corpo material com frequencia entre 20 e 20000HZ
    2-Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber e Infrassom são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, portanto os humanos nao conseguem ouvi-la.
    3-Os morcegos têm um limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano e podem ouvir certos sons e apitos que nao conseguimos.Sonar é um parelho de detecção submarina, que usa os ultrassons para localizar bombas, submarinos, esse tipo de coisa.
    4-Altura(Agudo e grave, frequencia em HZ);Duração (Longo ou curto, tempo em segundos);Intensidade (forte ou fraca, medida em dB) e Timbre (Caracteristicas das fontes sonoras, conjunto das vibrações das suas partes).
    5-Aerofones(produzem som por meio de ar como flautas e trompetes); Cordofones(Produzem som pela vibração de cordas como violão e harpa); Membranofones(Produzem som por meio da vibração da membrana como tambores); Indiofones(produzem o som atravez da vibração de seu proprio corpo como claves e sinos).
    6-Breve (O dobro da Semibreve); Semibreve(A metade da Breve
    ou o dobro da Mínima);Minima (A metade da Semibreve
    ou o dobro da Semínima);Colcheia (A metade da Semínima
    ou o dobro da Semicolcheia);Semicolcheia(A metade da Colcheia
    ou o dobro da Fusa); Fusa (A metade da Semicolcheia
    ou o dobro da Semifusa); Semifusa (A metade da Fusa )
    7-Escrevemos a altura do som conforme a sua posição no pentagrama. (A-lá ; B-sí ; C-dó ; D-ré; E-mí ; F-fá ; G-sol ).
    8-Por meio de ondas, que reverberam através do ar, água ou sólidos. Essas ondas se chocam com essas moléculas e vão se propagando até perderem a energia inicial e desaparecerem.Onda longitudinal é uma onda que vibra na mesma direção em que se propaga.
    9-Porque a velocidade da luz é de 300000Kw/s.A partir do momento em que o raio caiu você calcula o tempo que ouviu o trovão , multiplique esse valor por 348 e terá a distância, em metros, que o raio caiu.
    d = t x 348
    10-Maior na agua porque as moleculas estao mais proximas, umas das outras.

    Aluna: Mila P.C. Vidal - 2ºB

    ResponderExcluir
  3. Mila,

    Questão 1: Onde você escreveu sombra, na realidade é uma onda longitudinal....

    Questão 2: Se definirmos que som são ondas longitudinais entre 20 Hz e 20.000Hz, podemos dizer que o ultrassom e o infrassom são sons? Como você retificaria essas definições?

    Questão 3: Como o sonar e o morcego fazem para detectar a posição dos objetos?

    Questão 4: Forme frases completas para explicar os esquemas da sua resposta.

    Questão 5: Existe outro tipo de classificação também: instrumentos de corda, de sopro e de percussão.Nesta classificação, o piano seria o quê?

    Questão 6: Breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa são exemplos do quê?

    Questão 7: Desenhe um pentagrama usando a clave de sol e escreva algumas notas especificando os seus nomes.

    Questão 9: Velocidade da luz 300.000 Km/s. E como podemos converter a distância em metros para Km?

    Questão 10: E nos sólidos, o som se propaga com maior ou menor velocidade?


    ResponderExcluir
  4. 1) Som é uma onda longitudinal que se propaga num meio material.Produzido por vibraçoes de um corpo material com frequência entre 20 e 20000HZ.
    2)a)Infrassom: Ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20Hz. Essa frequência não pode ser ouvida pelo ser humano, no entanto, existem alguns animais que emitem e ouvem sons nessas frequências, como por exemplo, o elefante, o cachorro e o morcego.
    b) Ultrassom: São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20.000Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano.
    O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos,etc.
    3)a)O morcego usa a visão e usa um radar composto por uma sequencia de gritos de altíssima frequência que informam onde estão os obstáculos ou objetos e a distância que se encontram.
    b)Sonar: Aparelho de detecção submarina, que usa os ultra-sons para localizar submarinos, bombas, etc.
    4)propriedades do som: a)DURAÇÃO: é o tempo de produção do som. Pode ser mais longo ou mais curto.
    b)INTENSIDADE: é a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco
    c)ALTURA: é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo.
    d)TIMBRE: é a qualidade do som que permite reconhecer sua origem.
    5)Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentaistais como orquestras. Um exemplo é a classificação dos instrumentos da orquestra sinfônica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão. Outro exemplo os instrumentos de corda como: cavaquinho, berimbau, contrabaixo, sanfona, saltério, viola, violino, guitarras, piano violão e etc.
    6)a) Duração é chamada de duração o tempo no qual o som é produzido, sendo representado pelas figuras de notas.
    b) Na música um silêncio ou pausa um é um sinal que representa graficamente a duração de uma pausa em um determinado trecho musical.
    8)a)O som se propaga através de ondas mecânicas. Uma onda mecânica é uma perturbação que se move e transporta a energia de um lugar para outro através de um meio.
    b)Uma onda longitudial ocorre quando as oscilações são na mesma direção de propagação da onda,um exempo são as ondas sonoras.
    9)a)O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem, enquanto que o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilómetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo.
    b)Após que o raio caiu você calcula o tempo que ouviu o trovão e multiplica esse valor por 348 e terá a distância, em metros, que o raio caiu.
    10) Na água o som é mais rápido porque dentro dela as moléculas são mais unidas o que é diferente em um lugar aberto.
    .. e oque você perguntou pra Mila: Os sólidos se propaga com maior velocidade.

    Mayara Rivero 2ºB

    ResponderExcluir
  5. 1- Som é uma energia que se propaga em ondas. E é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar, as ondas sonoras propagam-se através do ar, da mesma forma que as ondas propagam-se na superfície da água.

    2-Infrassons são ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz, essa frequência não pode ser ouvida pelo ser humano, porém pode ser ouvida por alguns animais; ultrassons também são ondas mecânicas, porém que possuem frequência superior a 20 000 Hz, também não pode ser ouvido pelo ser humano, sendo muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.

    3- Os morcegos são animais que emitem e ouvem sons com frequências que chegam até 120 000 Hz, e através dessas frequências ultrassônicas os morcegos conseguem se locomover no escuro. O sonar é um aparelho que consegue captar e localizar objetos e medir a distância até ele. Tanto esse aparelho quanto os morcegos emitem uma onda que ao encontrar um determinado obstáculo retorna à fonte emissora possibilitando dessa forma, calcular e medir a distância sendo assim localizando o obstáculo.

    4-suas propriedades são:
    *altura - classificados em sons graves (pequena frequência) e sons agudos (maior frequência).
    *intensidade - podem ser fortes ou fracos: com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco.
    *duração - o tempo que o som dura
    *timbre - distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de produzir sons com a mesma frequência.

    5-Instrumentos de Corda - faz-se referência à parte do instrumento que vibra (de que forma a corda é posta em vibração)
    Instrumentos de sopro - é a força ativadora da vibração.
    Instrumentos de percussão - faz-se referência ao modo de execução.

    6- São interpretados como o ritmo da música, sendo eles os sons e silêncios que se sucedem temporalmente, cada som com uma duração e uma intensidade próprias, cada silêncio com sua duração.

    7- Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical, sendo esses sinais: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.

    8-Uma onda é longitudinal quando as partículas do meio em que ela se propaga vibram na mesma direção da onda nesse meio. A direção de propagação da onda coincide com a direção de oscilação dos corpos que estiverem em seu caminho. propaga-se nos sólidos, líquidos e gases, pois é uma onda mecânica.

    9-Conseguimos enchergar primeiro o relampago, pois a velocidade da luz é maior que a velocidade do som, portanto só escutaremos o trovão após algum tempo. Calcula-se: Distancia= segundos * 340m/s

    → "Distancia" refere-se a distacia sua ao raio
    "Segundos" refere-se à quantos segundos após o relampago o som se foi ouvido;
    340m/s é a velocidade do som no ar;

    10- Sim, pois a água é altamente elástica e muito mais condensada do que o ar; por isso, as ondas sonoras se propagam muito mais depressa.

    Jéssica Santos de Almeida, 25 2ºA

    ResponderExcluir
  6. 1- O som é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais. E é produzido por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar.

    2-Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, que é abaixo da faixa audível do ouvido humano que é de 20 Hz a 20.000 Hz. Já o Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20.000 Hz.
    EXEMPLOS: Alguns animais como o morcego e o golfinho, que são capazes de perceber esses sons. Isso acontece porque o sistema auditivo deles é sensibilizado por essas frequências sonoras. Outro exemplo de animal capaz de ouvir frequências ultrassônicas são os cachorros.

    3-Os morcegos têm um limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano, como já dito no exemplo anterior, podendo ouvir sons que n conseguimos.Sonar é um parelho de detecção submarina.

    4-Sons são freqüências, medidas em Hertz e contém as propriedades abaixo:
    DURAÇÃO: é o tempo de produção do som. Pode ser mais longo ou mais curto.
    INTENSIDADE: é a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco
    ALTURA: é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo.
    TIMBRE: é a qualidade do som que permite reconhecer sua origem.

    5-Se classificam pela determinada finalidade

    6-Breve (O dobro da Semibreve); Semibreve(A metade da Breve
    ou o dobro da Mínima);Minima (A metade da Semibreve
    ou o dobro da Semínima);Colcheia (A metade da Semínima
    ou o dobro da Semicolcheia);Semicolcheia(A metade da Colcheia
    ou o dobro da Fusa); Fusa (A metade da Semicolcheia
    ou o dobro da Semifusa); Semifusa (A metade da Fusa )

    7- Pelas figuras musicais.

    8-O som se propaga no ar e em outros meios materiais. Elas não se propagam no vácuo, já que se transmitem através de vibrações moleculares e as moléculas precisam estar próximas, o que no vácuo não acontece. Onda longitudinal em física é uma onda que vibra na mesma direção em que se propaga.

    9-Por que a velocidade do luz, é mais rápida do que a do som. A velocidade da luz é de 300000Kw/s.A partir do momento em que o raio caiu você calcula o tempo que ouviu o trovão , multiplique esse valor por 348 e terá a distância, em metros, que o raio caiu.

    10- No ar,porque as moléculas nos sólidos estão mais juntas que nos líquidos


    NOME: JULIANA LIRA N°15 2°ANO D PERIODO: MANHÃ

    ResponderExcluir