Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física da EE Zuleika de Barros

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Questões básicas da Física Térmica

1. O tato serve para medir a temperatura?
2. Como Celsius construiu as marcações númericas (escala termométrica) do seu termômetro?
3. O que é escala absoluta de temperatura? Quem a construiu e qual a sua relação com a escala Celsius?
4. Como se transformam graus Fahrenheit em graus Celsius?
5. O que é temperatura?
6. Por que os corpos aumentam de tamanho quando são aquecidos?
7. Como funciona um termômetro clínico?
8. Qual a temperatura normal do corpo humano?
9. O cobertor transmite calor ao nosso corpo?
10. O que é calor?

32 comentários:

  1. Questão 1:
    O tato serve não só para sentir coisas ásperas, lisas, como também para quente e frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, o tato é um dos cinco órgãos dos sentidos e possui essas capacidades sensitivas mas serve para se medir a temperatura? Quais são os cinco órgãos dos sentidos?

      Excluir
    2. Os cinco sentidos sao
      visao
      audicao
      tato
      Olfato
      Paladar

      guilherme lima 2°B

      Excluir
    3. Luh e Guilherme, dê as suas repostas também para as demais questões baseando-se nas respostas dos colegas do blog, livro ou pesquisa na internet.

      Excluir
  2. Caros alunos comecem a resposta com o número da questão e no final coloquem o nome e a classe.

    ResponderExcluir
  3. O tato não é muito útil para sentir a temperatura dos objetos pois só sentimos se tal objeto é frio ou quente, mas não a temperatura exata. E mesmo assim nos enganamos.
    por exemplo:
    O que acontece se colocarmos uma mão na água fria e outra na água quente e depois as duas na água morna ?

    guilherme l. 2°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Guilherme! Teremos a sensação na primeira mão de que a água morna está mais quente e com a outra que a água morna,à mesma temperatura, está mais fria. E como devemos fazer para medir a temperatura de um corpo qualquer?

      Excluir
  4. Questão 7 - (Curiosidade da Luana 2B)

    O termômetro clínico tradicional, não digital, utiliza uma coluna de mercúrio num vaso capilar e existem lâmpadas também de mercúrio. É a mesma substância? O que é mercúrio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luhhh,
      Responda a questão com o resultado da sua pesquisa.

      Excluir
  5. 5) A Temperatura é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia térmica, mas que se poderia definir, mais exatamente, sob um ponto de vista microscópico, como a medida da energia cinética associada ao movimento (vibração) aleatório das partículas que compõem o um dado sistema físico.

    8) Temperatura do corpo humano: 36ºC

    10) Calor, na física, é o processo de transferência de energia térmica de um corpo para outro. O calor sempre é transferido (passa) de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e nunca o contrário.


    Mayara Rivero 2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Mayara, você é uma boa pesquisadora da internet!
      Leia a postagem deste blog sobre a temperatura do corpo humano é precise melhor o valor dessa temperatura(resposta da questão 8).

      Excluir
    2. Perfeito! Dê também as suas respostas para as outras questões baseando-se nas respostas dos colegas do blog, no livro ou em pesquisas na internet.

      Excluir
  6. Nome: Jéssica Santos de Almeida - 2ªA

    Respostas:
    1- Não, porque cada pessoa tem uma sensação diferente da outra para medir temperatura.

    2- Ele utilizou o valor 0 para o ponto de ebulição da água e 100 para o ponto de congelamento.

    3- Eu não sei, pois não compreendi essa escala.

    4- Pela fórmula: ºC/5 = ºF-32/9.

    5- É o movimento das moléculas, formando uma grandeza física, medida em ºC, ºF ou K.

    6- Porque as temperaturas aumentam, e as moléculas se movimentam mais rápido, assim causando variações nos corpos.

    7- Ele mede as temperaturas do corpo humano. Mede a maior temperatura do corpo e o mercúrio sobe no termometro e mostra a temperatura do corpo no momento, e para que ele volte ao ponto 0 é necessário sacudi-lo.

    8- Entre 36,5 e 37,5 ºC.

    9- Não, ele isola o calor do corpo, deixando-o sempre estável, pois o corbertor é um material "isolante de calor".

    10- Grandeza física medida em Joules, ou cal.

    Ps.: Todas as respostas estão no meu caderno também, se quiser conferir.

    Nome: Jéssica Santos de Almeida - 2ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Jéssica. As respostas no blog é exatamente para não precisar olhar todos os cadernos e poder analisar as respostas.Você tem um razoável poder de compreensão do que está sendo tratado em sala de aula. Para complementar as suas respostas é necessário ler o livro e encontrar o que ele diz sobre essas questões. Questão 2: você indicou as duas marcações básicas, mas e as outras marcações do termômetro do Celsius como foram obtidas? Livro-pág. 15. Questão 3: Livro pág.20: Zero Absoluto e escala absoluta. Aguardo suas respostas.

      Excluir
    2. Quaestão 3:
      Temperatura absoluta é medida pela escala Kelvin, ele estabeleceu que o ponto de fusão do gelo corresponde a 273 K (0 grau Celsius) e o ponto de ebulição da água corresponde a 373 K (100 grau Celsius). Estudos realizados em grandes laboratórios mostraram que é impossível obter uma temperatura inferior a 0 K(-273.15 graus Celsius), esta temperatura é denominada zero absoluto.

      Excluir
  7. Questão 1:
    Não, porque o tato não possui a mesma precisão do termômetro, e para saber de problemas humanos, é necessário que a medida tenha de ser de pelo menos décimos de grau. Ou seja, por conta de cada pessoa ter uma sensação diferente, o resultado não séria exato.

    Questão 2:
    Criando uma versão "invertida" da versão moderna da escala de temperatura Celsius onde o zero representava o ponto de ebulição da água e o cem representava o ponto de fusão.

    Questão 3:
    Kelvin percebeu que quando um gás a volume constante era resfriado de 0°C a -1°C sua pressão diminuía cerca de 1/273 do valor inicial. Sendo a pressão do gás uma consequência da agitação térmica das partículas, concluiu que a temperatura deveria diminuir de 273°C até que cessasse o movimento das partículas, ou seja, o estado de agitação térmica das partículas deveria ser nulo, e adotou o valor -273 °C como origem da escala absoluta: 0 K (zero Kelvin) ou zero absoluto.Temos assim: 0 K= -273,15 °C As indicações das escalas Celsius e Fahrenheit são separadas sempre pelo mesmo valor de 273 unidades. A escala absoluta criada por Kelvin possui divisões iguais às da escala Celsius. Portanto, para cada variação de 1°C, tem-se a variação de 1 K. Por essa razão, a escala Kelvin é também chamada de escala absoluta da escala Celsius.

    Questão 4:
    É só usar a equação de conversão entre as duas escalas, ou seja: ºC/5 = ºF-32/9.

    Questão 5:
    Uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Medida em ºC, ºF ou K.

    Questão 6:
    Pelo fato do aumento da agitação das partículas do corpo, que trazem mudança no mesmo.

    Questão 7:
    O mesmo é formado por um tubo de vidro oco, onde é desenhada uma escala termométrica. No interior desse tubo existe um outro tubo, muito fino que contém um líquido (mercúrio) . Quando colocamos a extremidade do termômetro clínico em contato com o corpo, o líquido no interior do tubo se desloca de acordo com a temperatura do corpo. Depois disso, faz-se a leitura da temperatura na escala desenhada na parte externa. Para que ele volte ao ponto 0, é necessário sacudi-lo.

    Questão 8:
    Entre 36,5 e 37,5 ºC.

    Questão 9:
    Não, o que ocorre é que o cobertor isola o calor do corpo, deixando-o sempre estável, afinal o mesmo é um material "isolante de calor".

    Questão 10:
    Grandeza Física, que é a propriedade de agitaçâo das moléculas que compõem um corpo.

    - Jheniffer Monteiro, 2ºD

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Jheniffer!

    Questão 4: Então, 77º Fahrenheit são quantos graus Celsius? E 30ºC são quantos graus ºF?

    Questão 10: A temperatura é a grandeza física que mede a agitação das moléculas, ou, a energia cinética média de cada molécula. E o calor, que também é uma grandeza física mede o que? Leia a definição de calor no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 4 :
      77ºF – 32 = 38. Dividido por 1,8 = 25. Portanto, 77°F equivale a 25°C.
      -
      ºF= (ºC x 1,8) + 32
      ºF= (30 x 1,8) + 32
      ºF= 54 + 32 = 86 ºF

      Questão 10: Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro ou de uma parte para outra de um mesmo corpo, trânsito esse provocado por uma diferença de temperaturas.

      - Jheniffer Monteiro, 2ºD

      Excluir
    2. As duas respostas da questão 4 estão corretas apesar de ter uma conta intermediária incorreta 77-32=45. Dividido por 1,8=25.

      Excluir
  9. 7)Esse termômetro é formado por um tubo de vidro oco no qual é desenhada uma escala termométrica. No interior desse tubo existe um outro tubo, muito fino, chamado de tubo capilar :O tubo capilar contém um líquido, em geral mercúrio (nos termômetros clínicos) ou álcool colorido (nos termômetros de parede usados para medir a temperatura ambiente).
    Quando colocamos a extremidade do termômetro clínico em contato com o corpo, o líquido no interior do tubo capilar se desloca de acordo com a temperatura do corpo.
    Aí, usamos a escala da parte de fora.
    Nome: Juliana Lira 2°D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Juliana! O deslocamento do líquido ou o aumento do comprimento da coluna de mercúrio é diretamente proporcional à variação da temperatura. Como seria a relação matemática entre essas duas grandezas físicas?

      Excluir
  10. 10) Calor é uma energia térmica transferida de um sistema a outro de diferentes temperaturas.

    obs: Sistemas = corpos.

    Nome: Juliana lira 2°D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Juliana! E essa energia térmica está associada a que tipo de movimento microscópico do corpo ou do sistema? Veja no livro.

      Excluir
  11. 1- o tato nao serve, pois é a temperatura do proprio corpo, o ideal seria o termometro q mede os decimos da temperatura, cada pessoa tem uma sensação o resultado nunca seria exato.

    2- foi utilizado o zero como ponto de ebulição e 100 como ponto de fusão, encontradas atravez da formula c/5 = f-32/9

    3-Kelvin percebeu que quando um gás a volume constante era resfriado de 0°C a -1°C sua pressão diminuía cerca de 1/273 do valor inicial. Sendo a pressão do gás uma consequência da agitação térmica das partículas, concluiu que a temperatura deveria diminuir de 273°C até que cessasse o movimento das partículas, ou seja, o estado de agitação térmica das partículas deveria ser nulo, e adotou o valor -273 °C como origem da escala absoluta: 0 K (zero Kelvin) ou zero absoluto.Temos assim: 0 K= -273,15 °C As indicações das escalas Celsius e Fahrenheit são separadas sempre pelo mesmo valor de 273 unidades. A escala absoluta criada por Kelvin possui divisões iguais às da escala Celsius. Portanto, para cada variação de 1°C, tem-se a variação de 1 K. Por essa razão, a escala Kelvin é também chamada de escala absoluta da escala Celsius.

    4- usando a equação ºC/5 = ºF-32/9. exemplo:
    104 ºF
    ºC/5 = ºF-32/9
    ºC/5 = 72/9
    C9 = 360
    C = 40ºC

    5-temperatura mede a agitação das moleculas do corpo, quanto mais agitadas maior a temperatura do corpo, assim por diante. podendo ser ºC, ºF,K...

    6- a temperatura aumenta, as moleculas se agitam mais, e ocorre variaçãos no corpo.

    7- fica zero quando agitado, sacudindo,e depois colocando no corpo o mercurio sobe mostrando a temperatura, nas medições feitas no exterior.

    8- na media entre 36,5ºC e 37,5ºC.

    9- nao, na verdade o cobertor, agasalho... eles apenas "isolam" agrupam o calor produzido pelo proprio corpo.

    10- Calor, na física, é o processo de transferência de energia térmica de um corpo para outro. O calor sempre é transferido (passa) de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e nunca o contrário.

    Bruno Costa 2ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Bruno!

      Questão 1: Gostei do raciocínio, o nosso tato está na temperatura do corpo humano e faz comparações qualitativas com a temperatura dos outros corpos por contato. Não dá pra quantificar.

      Na questão 2, a fórmula citada não refere-se somente a escala Celsius é uma relação entre as escalas Celsius e Fahrenheit, utilizada para fazermos transformações de uma escala pra outra. A questão é depois de marcar os dois pontos fixos, 0 e 100, como Celsius fez para marcar os outros pontos da escala?

      A questão 3 está muito bem respondida com muitos detalhes. A questão 4 com exemplo, muito bom!

      Excluir
  12. 1-Não.Para medidas exatas de temperatura, o tato não é indicado,
    pois cada pessoa tem uma sensação diferente.
    2-Anders Celsius propôs inicialmente que o ponto de congelação fosse 100 grau Celsius, e o ponto de evaporação 0 grau Celsius. Isso foi invertido em 1747.
    3-Temperatura absoluta é aquela medida pela escala Kelvin.Kelvin estabeleceu que o ponto de fusão do gelo corresponde a 273 K(0 grau Celsius) e o ponto de ebulição da água corresponde a 373 K(100 grau Celsius). Estudos realizados em grandes laboratórios mostraram que é impossível obter uma temperatura inferior a 0 K(-273.15 grau Celsius). Esta temperatura é denominada zero absoluto.
    4-Para fazer a conversão de graus Fahrenheit para Celsius é necessário pegar a temperatura em Fahrenheit, subtrair 32 e dividir o resultado por 1,8. Exemplo: 70ºF – 32 = 38. Dividido por 1,8 = 21,1. Portanto, 70°F equivale a 21,1°C.
    5-Temperatura nada mais é que a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio.
    6-Porque ao ser aquecido, as moléculas do corpo aumentam a velocidade de agitação, conseqüentemente, a distâncias médias entre as mesmas.Fenômeno conhecido como dilatação.
    7-Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34oC e 43oC que são consideradas temperaturas críticas
    8-a temperatura considerada normal de nosso corpo é 36,5oC.
    9-Cobertores não "esquentam" ninguém. Eles apenas aprisionam uma boa camada de ar ao nosso redor e, como o ar aprisionado é um isolante térmico, impede a perda de calor do corpo para o ambiente.
    10-A diferença de temperatura entre dois corpos provoca uma transferência espontânea de energia térmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa quantidade de energia térmica que se transferiu é chamada de calor.

    Renata Muniz Baos 2º C

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Renata! Na questão 2 - Você indica como foram marcados os dois pontos básicos da escala Celsius. Mas e os outros pontos da escala qual o procedimento utilizado para determiná-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, uma pessoa com 37,5ºC está com febre? E se a temperatura de um corpo diminui o que acontece com as suas dimensões?

      Excluir
  14. Respondendo o que o senhor tinha me perguntado, da resposta da questão 10 : Sabemos que o calor é uma energia térmica transferida de um corpo a outro de diferentes temperaturas. Ai vem a questão, Essa energia térmica está associada a que tipo de movimento microscópico do corpo ou do sistema ?
    - A energia térmica do corpo depende de dois fatores : da energia de agitação média de cada partícula ( que determina a temperatura do corpo ) e do número de partículas que o corpo possui.

    Nome :Juliana Lira 2°D

    ResponderExcluir
  15. Questao 1:o tato não é um bom instrumento para medir a temperatura.

    Questao 2:Celcius atribuiu os valores de o° a 100°a temperatura de fusão (ponto do gelo) e ebulição (ponto de vapor)que correspondem a dois tipos da temperatura H do termometro.

    Questao 3: Está relacionado a energia cinética de translação das moléculas de um dado elemento.Kelvin sendo o mais conhecido converteu de Kelvin para Celcius utilizando está formula: tk=tc+273,15k
    tc=tk-273,15

    Questao 4:f=1,8.c+32 ou f-32=10
    9 5
    f=1,8.5+32=41

    Questao 5:Temperatura e uma grandeza fisica que mensura a energia média de cada grau de liberdade em,cada partícula de um sistema em equilibrio térmico.

    Questao 6:A dilatação aumenta o tamanho do objeto quando ele é aquecido,em consequência do aumento da distância média entre os átomos que se formam.

    Questao 7:Quando colocamos a extremidade do termometro clínico em contato com o corpo, o liquido no interior do tubo se desloca de acordo com a temperatura do corpo.Isso ocorre pois o calor faz com que o metal se expanda.

    Questao 8:A temperatura normal do corpo humano e de 36°mais ou menos 0,3°dependendo da hora de dia sobe e durante a noite desce.

    Questao 9:Ele apenas aprisiona uma boa camada de ar ao nosso redor e como o ar aprisionado é um bom isolante térmico que impede passar calor.

    Questao 10:O calor é a nomenclatura atribuida à energia térmica sendo transferida de um sistema a outro.O calor é uma das formas disponiveis para se transferir energia de um sistema a outro,transferida através da fronteira comum aos sistemas.

    Raquel costa 2°D

    ResponderExcluir
  16. OK Raquel, gostei das respostas. Mas tente complementar as seguintes questões:

    Questão 1- Por que o tato não é um bom instrumento para medir temperatura? Questão 2 - E os outros pontos da escala como ele obteveve? Questão 3 - O que significa dizer que a escala Kelvin é absoluta e a escala Celsius é uma escala relativa da temperatura?

    ResponderExcluir