Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física da EE Zuleika de Barros

terça-feira, 13 de março de 2012

Termômetro de máxima e mínima


Os termômetros de máxima e de mínima, como o próprio nome sugere, indicam a temperatura mais alta e a mais baixa atingida pelo termômetro em um certo intervalo de tempo. Com uma única leitura, pode-se determinar a temperatura máxima e mínima atingida desde a última vez em que o termômetro foi ajustado de modo que a temperatura máxima e mínima viessem a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

São utilizados na meteorologia, no controle de temperatura de vacinas estocadas e nas fazendas para a verificação de geadas à noite.

O líquido utilizado para medir a temperatura é transparente e fica num pequeno bulbo. Quando a temperatura sobe, ele expande e empurra o mercúrio dentro de um capilar. O mercúrio pode empurrar pequenas barras de ferro mas não pode puxá-las. Assim, elas param toda vez que o mercúrio volta: no ponto de temperatura máxima à direita e no de mínima à esquerda. As barrinhas são mantidas em sua posição por um imã. Quando afastamos este imã, apertando um botão, o peso da barrinha faz voltá-la junto ao mercúrio. A temperatura do momento pode ser lida nos dois lados do termômetro e devem coincidir.

Utilização pelo governo na manutenção de vacinas:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/aspectos_tecnicos.pdf

  •  termômetro de máxima e mínima A coluna de mercúrio do termômetro apresenta o formato da letra "U" e em suas extremidades há dois bulbos: um totalmete preenchido por álcool e o outro só parcialmente. Nos extremos das colunas de mercúrio há dois flutuadores de ferro esmaltado que são os índices das temperaturas, pois sobem quando o mercúrio se dilata, mas que ficam presos ao tubo capilar quando o mercúrio se contrai devido ao atrito com a parede do tubo e só retornam a posição original com o auxílio de um ímã.
  • Quando a temperatura aumenta o álcool se dilata e passa livremente pelo flutuador fazendo com que o mercúrio se expanda levando o flutuador a correspondente temperatura - a máxima. Quando a temperatura diminui o álcool se contrai e leva o mercúrio e, conseqüentemente, o outro flutuador que registra a menor temperatura - a mínima.

    7 comentários:

    1. Como funciona o termômetro de máxima e de mínima? (questão da aluna Aline Ávila - 2E)

      ResponderExcluir
    2. A resposta está no próprio texto, mas resumidamente:

      A temperatura aumenta, o alcool dilata se e o mercurio se expandi, quando a temperatura diminui o alcool se contrai e leva o mercurio à menor temperatura.

      Jéssica Santos de Almeida, nº24 2ºA

      ResponderExcluir
    3. qual fenomeno fisico na qual ele se baseia para medir a temperatura?

      ResponderExcluir
    4. o termômetro pode quebrar sozinho?

      ResponderExcluir